TRABALHO DANIEL
DISCENTES:
CESAR SALVADOR
GUILHEME COGUI
LEONARDO BARROS
LEONARDO FERRARI
RICARDO TRINDADE
TAIANE SILVA
THOMAZ SILVA
RECEPTOR AM
DOSCENTE: DANIEL ESPINOSA
São Paulo
15/05/2015
1- PROJETO:
O nosso projeto consiste em uma montagem simples, que pode ser realizada com poucos componentes de baixo custo.
Descrevemos a montagem de um simples rádio AM que pode sintonizar, com uma pequena antena, as estações de ondas médias locais, oferecendo a reprodução num pequeno alto-falante. O rádio funciona com duas ou quatro pilhas pequenas e tem boa qualidade de som, mesmo considerando-se o reduzido número de componentes utilizados.
Como se trata de montagem muito simples, que pode ser realizada numa ponte de terminais, trata-se de algo que pode ser muito útil para ensinar a soldar, mas no nosso caso usamos a placa.
2- COMO FUNCIONA
O circuito é denominado "de amplificação direta".
Nesse caso a bobina em conjunto com CV formam o circuito ressonante que determina qual estação vai ser sintonizada.
Assim, dependendo do ajuste de CV, os sinais de todas as estações que chegam à antena passam para a terra menos aquele que corresponde à frequência sintonizada.
Esse sinal é uma corrente de alta frequência que transporta a informação, ou seja, o som que consiste numa componente de baixa frequência.
A separação desses sinais é feita pelo diodo D1 e depois passa através de C1 para um circuito amplificador formado por dois transistores.
Esses transistores estão ligados na configuração Darlington em que suas capacidades de amplificação ou ganhos se multiplicam.
Usando dois transistores de ganho 100, por exemplo, obtemos um ganho final de 100 x 100 = 10 000 vezes.
O sinal amplificado pode então ser aplicado ao alto-falante onde é feita sua reprodução. Como o circuito tem baixa sensibilidade, é preciso usar uma antena se as estações locais forem fracas.
Um pedaço de fio comum de 2 metros a 10 metros serve para isso. Ele pode ficar esticado ou jogado em