trabalho da unip
1. Introdução
Nesta apostila são apresentados os conceitos e definições fundamentais utilizados na análise de circuitos elétricos. O correto entendimento e interpretação destes conceitos é essencial para o restante do conteúdo.
2. Definição
Um circuito elétrico pode ser definido como uma interligação de componentes básicos formando pelo menos um caminho fechado. Os componentes básicos de um circuito são os seguintes: • fontes de tensão dependentes ou independentes
• fontes de corrente dependentes ou independentes
• resistores
• capacitores
• indutores
As figuras 1 a 4 mostram exemplos dos elementos básicos de circuitos.
3. Grandezas Físicas Fundamentais
3.1 Corrente Elétrica
A corrente em um componente do circuito é definida como a quantidade de carga elétrica que atravessa dois dos seus terminais por unidade de tempo. A unidade física utilizada é o ampère, simbolizado por A. dt dq i(t) = (1) i(t) - ampère (A) , q - coulomb (C) , t - segundos (s).
(O elétron possui carga de - 1,602 x 10-19 C )
3.2 Tensão
A tensão (diferença de potencial) entre dois pontos de um circuito é definida como a variação do trabalho realizado por unidade de carga para movimentar esta carga entre estes dois pontos. A unidade utilizada é o volt, simbolizado por V. dq dW v(t) = (2) v - volt (V) , W - trabalho realizado (joule), q - coulomb (C).
3.3 Potência
É a taxa de transferência de energia para um componente. Nos circuitos elétricos ela é definida pelo produto entre tensão e corrente em dois terminais. A unidade utilizada é o watt
(ou joule/s), simbolizado por W.
PUCRS- FENG - DEE - Disciplina de Circuitos Elétricos I - Prof. Luís Alberto Pereira - 2/8/2004 página 2/6
I
I
+
_ v (c)
+_
E i +
_
E
(a)
E(t) i +
_
E(t)
(b)
Figura 1 - (a) fontes independentes de tensão contínua, (b) fonte independente de tensão alternada,
(c) fonte independente de corrrente contínua dt dW dt dq dq dW p(t) =