Balanço Social
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.
Conheça os principais fatos que marcaram a história da Gerdau
Em 1901 - João Gerdau e seu filho Hugo lançam as bases da Gerdau com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, em Porto Alegre (RS).
1907 -Os negócios de João Gerdau são divididos em dois ramos independentes: Hugo dirige a Fábrica de Pregos, e seu irmão Walter responde pela Fábrica de Móveis Gerdau, ambas em Porto Alegre (RS). Mais tarde, em 1930, Hugo e Walter Gerdau participam da criação do Centro de Indústria Fabril do Estado do Rio Grande do Sul, futura Federação das Indústrias do Estado.
1914 - Hugo Gerdau torna-se um dos sócios fundadores da tradicional Cia. Geral de Indústrias (RS), que deu origem aos Fogões Geral. Mais tarde, assume o controle da empresa e, em 1947, desliga-se do empreendimento.
1933 - Expansão da Fábrica de Pregos com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo (RS), em atividade até 1964. 1946 - Curt Johannpeter, genro de Hugo, assume a direção da empresa e comanda uma fase decisiva de expansão dos negócios.
1947 - Início das negociações de ações da Fábrica de Pregos, hoje Metalúrgica Gerdau S.A. – na Bolsa de Valores de Porto Alegre, quando a empresa se torna uma companhia de capital aberto.
1948 - Início da produção de aço, com a Riograndense – conhecida como usina Farrapos (UFA) –, em Porto Alegre,