Fundamentos do Voleibol
O jogo tem como objetivo fazer a bola cair no chão do campo adversário para assim marcar pontos, a equipe pode apenas rebater a bola 3 vezes alternando os jogadores, pois um mesmo jogador não pode dar 2 toques seguidos na bola. Os jogadores poderão encostar na rede, desde que não interfira na passagem da bola para o campo do adversário
A QUADRA ANTENA
Fundamentos do vôlei saque
O primeiro dos fundamentos do vôlei é o saque, visto que a partida inicia-se com ele, o jogador direciona-se atrás da linha do fundo da quadra de vôlei, e poderá realizar um saque por cima, por baixo, como jornada nas estrelas, com efeito, flutuante ou o ainda oriental. Com o objetivo de dificultar a recepção do adversário e pontuar.
No voleibol, foram desenvolvidos muitos tipos diferentes de saques:
Saque por baixo ou por cima: indica a forma como o saque é realizado, ou seja, se o jogador acerta a bola por baixo, no nível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro.
Jornada nas estrelas: um tipo de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas (em torno de 25m.). O aumento do raio da trajetória faz com que a bola desça em linha reta, e em velocidades da ordem de 70 Km/h. Popularizado na década de 1980 pela equipe Brasileira, especialmente pelo ex-jogador Bernard Rjzman.·.
Saque com efeito: denominado em inglês “spin serve”, tratas-se de um saque em que a bola ganha velocidade ao longo da trajetória, ao invés de perdê-la, graças a um efeito produzido dobrando=se o punho no momento do contato.
Saque flutuante ou saque sem peso: É quando o jogador toca levemente a bola, fazendo com que ela perca velocidade repentinamente e sua trajetória se torne imprevisível dificultando a