trabalho da ufes
Fichamento do capítulo 1: ''Natureza da Ciência Social''
1.1 "O Conhecimento do Mundo"
"O ser humano procura conhecer o mundo que o rodeia, desenvolvendo sistemas que lhe permitam conhecer a natureza das coisas e o comportamento das pessoas” (p.19).
“Formas de conhecimento variadas são passadas para o homem desde o seu nascimento: a religião passa valores acerca do bem e do mal e deveres para com Deus. Os pais transmitem aos filhos seus próprios valores sobre o certo e o errado. Governantes, líderes partidários, jornalistas e escritores definem normas e procedimentos que para eles são os mais adequados.Essas formas de conhecimento, entretanto, não satisfazem os espíritos mais críticos. A observação casual pode levar a equívocos” (p.20).
"A partir da necessidade de obtenção de conhecimentos mais seguros que os fornecidos por outros meios, desenvolveu-se a ciência” (p.20).
1.2 "Natureza da Ciência"
"Pode-se definir ciência mediante a identificação de suas características essenciais. Assim a ciência pode ser caracterizada como uma forma de conhecimento objetivo, racional, sistemático, geral, verificável e falível" (p.20).
1.3 "Classificação das Ciências"
“Podem-se classificar as ciências, em duas categorias: formais e empíricas. As primeiras tratam de entidades ideais e de suas relações, sendo a matemática e a Lógica Formal as mais importantes. A segunda trata de fatos e de processos. As empíricas são classificadas em naturais e sociais” (p.21).
1.4 "Peculiaridades das Ciências Sociais"
"Os fenômenos humanos não ocorrem de acordo com uma ordem semelhante à observada no universo físico, o que torna impossível sua previsibilidade".
"As ciências humanas lidam com entidades que não são passíveis de quantificação".
"Os pesquisadores sociais, por serem humanos, trazem para as suas investigações certar normas implícitas acerca do certo e do errado, prejudicando os resultados de suas