Trabalho Da Revolu O Dos Bichos
Escola de Serviço Social
Cláudia Cristiane Braga do Nascimento
Maria do Carmo de Assis
Tábata Bastos Pereira
QUESTÕES SOBRE O LIVRO/FILME: REVOLUÇÃO DOS BICHOS.
Belo Horizonte
2015
Cláudia Cristiane Braga do Nascimento
Maria do Carmo de Assis
Tábata Bastos Pereira
QUESTÕES SOBRE O LIVRO/FILME: REVOLUÇÃO DOS BICHOS.
Filosofia: Modernidade
Orientador: Antonio Aurélio de Oliveira Costa
Belo Horizonte
2015
1. - Analise o significado ideológico e político da afirmativa “Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros”. Utilize, para isso as categorias descritas no cap. “As várias faces da ideologia”, como também o texto “Conhecer ou não conhecer, eis a diferença”, principalmente o item “distorções do conhecimento”. Procure exemplificar construindo metáforas a partir de fatos da atualidade. A expressão acima nos permite em suma entender que não existe igualdade social devido ás relações de concentração de poder nas mãos de uma minoria. O autor nos faz entender como funciona as sociedades comandadas por diferentes tipos de governo e também a ambição do homem pelo poder. Como dizia a frase “Quer conhecer o verdadeiro caráter de uma pessoa, dê poder a ela”. Ou seja, o poder corrompe de uma maneira ou outra. Quantas vezes não nos deparamos com alguém dizendo: “Fulano antes do poder era uma coisa, agora com o poder é outra.”.
Podemos identificar no texto, “As várias faces da ideologia” que a frase acima, se enquadra no Discurso Lacunar, pois apresenta meias verdades, mesmo que seja coerente, não passa de uma ideologia.
A expressão se enquadra também na ideologia da ocultação, pois na realidade “os mais iguais detêm de mais privilégios e regalias perante os demais, Possuem tratamento especial em todos os aspectos. Fazendo uma comparação entre a atualidade e o livro, podemos dar