trabalho da paty revisado 1
PUC Minas – São Gabriel
PSICOLOGIA E SAÚDE
- Um relato de toxicomania -
Alunas: Claudia Cirino Elisabeth Rodrigues Fernanda Gabriela Juliana Gonçalves Marcela Ferris
Professora: Patrícia Pinto
Belo Horizonte
Novembro de 2012
Introdução
Na disciplina Psicologia e Saúde foram trabalhados alguns conceitos básicos, tais como: saúde, usuário, acolhimento, clinica ampliada, dentre outros. Foram vistos também os conceitos de intersetorialidade e interdiciplinalidade. Este primeiro é explicado da seguinte forma:
O tema intersetorialidade em saúde vem sendo discutido com mais foco desde a implantação do SUS, que tem como princípios a descentralização das decisões a nível local, a participação do cidadão nas decisões e a universalização do acesso. Baseado no conceito ampliado de saúde que não contempla apenas a doença, mas o direito a qualidade de vida, faz-se necessária a articulação com as políticas de educação, assistência, habitação, trabalho, além da readequação dos serviços profissionais e instituições de saúde (D’Andréa, et AL, 2010 p.1).
A interdisciplinaridade pode ser entendida:
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimento, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. (BRASIL, 1999, p. 89)
Na lei 8.080 o conceito de Saúde parte do principio do cuidado, da prevenção, da cura. A saúde é entendida como biopsicossocial. Assim, leva-se em consideração várias diretrizes que esta lei postula. Segundo SPINK(2003) [...] a saúde não é equitativamente distribuída entre as classes sociais.