trabalho da maya
Física
22 March de 2014
Actividade Laboratorial
Campo Eléctricos E Superfícies Equipotenciais
Índice
Resumo
O objectivo desta actividade é estudar o campo eléctrico criado por duas placas paralelas e carregadas electricamente.
Para atingir este objectivo produz-se um campo eléctrico entre duas placas condutoras e lê-se a diferença de potencial entre as placas e pontos situados entre elas.
Pontos fundamentais
Compreender e justificar a razão de:
Uma superfície condutora electrizada ser uma superfície equipotencial;
Não se poder calcular o campo eléctrico entre as placas electrizadas, conhecida a carga eléctrica de cada uma delas;
A direcção e o sentido do campo eléctrico entre as placas dependem do modo como se ligam as placas à fonte de alimentação;
Sendo o campo eléctrico constante entre dois pontos entre as placas, a diferença de potencial ser directamente proporcional à distância entre esses dois pontos.
Relato claro e sucinto de todo o relatório, nomeadamente a finalidade do trabalho/objectivo, os procedimentos gerais utilizados, os resultados mais relevantes, obtidos experimentalmente e as principais conclusões da investigação.
Introdução Teórica
O campo eléctrico é um campo vectorial porque é caracterizado por uma grandeza vectorial: o campo. Assim, pode ser representado através das suas linha de campo, as quais traduzem as características do vector campo. por isso, a cada ponto corresponde uma grandeza escalar: potencial eléctrico. Para visualizar o potencial eléctrico usam-se as superfícies equipotenciais, formadas pelos pontos de igual potencial. Estas linhas são semelhantes às curvas de nível de um mapa topográfico que unem os pontos à mesma altitude.
Parte Experimental
Material
Tina em material transparente (p. e. vidro);
Gerador de corrente contínua (pilha) (4,43 V) ;
Pontas de prova;
Multímetro;
Fios de ligação e crocodilos;
Duas folhas de papel milimétrico;
Solução de sulfato de cobre