trabalho da educação ateniense junto com as semelhanças da educação brasileira
Com a ajuda de um teodolito (O teodolito é um instrumento óptico de medição de posições relativas.)improvisado montado por nós e a ajuda das propriedades dos senos achamos a distância, aproximada, de nós e um objeto qualquer.
Objetivo
A partir de um teodolito podemos descobrir tanto a distância de um ponto (x) a outro (y) (ex: distância do início ao fim de uma ponte.), quanto para calcular a altura de um objeto muito grande (ex: a altura de um arranha-céu.).
Material e Metodologia
Material utilizado
2 transferidores de 360º, barbante, régua de 60cm, 2 hashis, 1 prego, trena e fita adesiva.
Metodologia
Pegue a régua de 60cm e os 2 transferidores prenda um transferidor em cada extremo da régua com fita adesiva depois prenda os hashis alinhados com os 90º dos transferidores. Após esse passo pegue o prego e prenda com fita adesiva em um dos transferidores , faça um nó no barbante e amarre a outra extremidade no prego e pronto você construiu um teodolito.
Resultado
Após criarmos o teodolito observamos um ponto fixo na parede e chegamos aos ângulos de 73º(α) e 88º(ß). Depois através da propriedade dos senos que diz que b/sen ß = a/sen α = c/sen θ encontramos os valores de a = 56,68, b = 59,24. Após esses valores serem descobertos temos de achar ‘x’ para podermos calcular H calculamos através da seguinte fórmula b/sen 90º = x/sen 17º com isso achamos x = 17,32 depois por meio da fórmula de Pitágoras achamos H = 56,65, o que observamos é que o resultado foi igual à metade do valor real que procurávamos então multiplicamos por 2 e então chegamos ao número 113,3 dando uma margem de erro de aproximadamente 0,18% .
Figura I α b x
H c=x+y=19,3cm θ