Trabalho Curr culos e Avalia es na Educa o Infantil
Curso de Pedagogia
Alunas: Nayara Fernanda Inacio de Souza e Tais Samara dos Santos.
Currículos e Avaliações na Educação Infantil
Durante muito tempo não havia essa preocupação de elaborar um currículo especifico para orientar as praticas pedagógicas nas instituições que cuidavam de crianças, porque ainda não existia politica publica para formações de professores que atuavam em creches e pré-escolas no Brasil.
No século XX a educação das crianças que eram menores de sete anos conquistou lugar na Politica Nacional de Educação e se tornou direito da criança assegurado pela Constituição Federal de 1988 e pela nova LDB 9394/96. As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil se destaca por ser de caráter mandatório, elas representam uma nova forma de organizar uma escola e seu currículo.
O currículo e a avaliação desempenha um importante papel no processo de desenvolvimento das crianças de 0 a cinco anos de idade, são norteadores do trabalho pedagógico dos professores e responsável por estimular a criança a participar das atividades educativas e construir seus conhecimentos.
O currículo e a avaliação vêm se tornando uma realidade cada vez mais importante nas instituições de ensino infantil, o professor é salientado como mediador no desenvolvimento infantil e da construção da aprendizagem pela própria criança.
O currículo constitui o elemento central do projeto pedagógico, pois ele viabiliza o processo de ensino e aprendizagem. De certo modo , o currículo é a expressão da cultura da escola com a recriação e desenvolvimento. O currículo é mais que cronograma das disciplinas, mas um instrumento regado de inspiração ideológico e políticas. O currículo possui um papel muito importante nas instituições de Educação Infantil, envolve uma dimensão politica e cultural oculta que caracteriza como um instrumento de poder disseminador da ideologia da classe dominante, sua função e construir a identidade da instituição através da