trabalho crise atual
INTRODUÇÃO
A atual situação econômica do Brasil e do mundo vem causando muita preocupação a toda parcela da população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento.
Sejam empregados ou empresários, estão todos preocupados com os rumos que nossa economia vem tomando nos últimos tempos.
Essa preocupação com a atual situação econômica do Brasil vem fazendo com que empresários adiem investimentos e novos empreendedores aguardem momentos menos incertos para iniciar seus projetos.
Como em todo momento de incerteza, uma certa dose de pânico se confunde com a frieza dos números e por isso é importante termos uma visão real do que está acontecendo e da melhor maneira conseguir viver em meio a tempos difíceis.
01
DESENVOLVIMENTO.
O mundo enfrenta atualmente a pior recessão, desde a década de 1930.
Embora a crise não tenha sido desencadeada pelos países em desenvolvimento, estes estão a ser seriamente atingidos devido, entre outras coisas, a uma diminuição das trocas comerciais, a condições mais estritas de financiamento em todo o mundo e à redução das remessas de fundos.
A pobreza e a fome estão a aumentar e é possível que se assista uma inversão dos avanços em direção aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) conseguidos com tanto esforço. As crianças, as mulheres, os trabalhadores pobres, os migrantes e as pessoas já desfavorecidas são os mais vulneráveis.
Há um maior risco de aceleração da degradação ambiental e as tensões sociais acentuam-se.
02
A ORIGEM DO PROBLEMA.
Os anos que precederam a crise caracterizaram-se por um forte crescimento mundial e uma inflação relativamente estável e baixa, na maioria dos países.
O crescimento foi impulsionado por aumentos significativos da produtividade em muitos países, os quais, conjugados com a maior