Trabalho Criptografia word
(Do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita")
Trata-se de um conjunto de técnicas que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consiga decifrá-la. Para isso, várias técnicas são usadas, e ao passar do tempo modificada, aperfeiçoada e o surgimento de novas outras de maneira que fiquem mais seguras. Na computação, a técnica usada são a de chaves, as chamadas “CHAVES CRIPTOGRAFICAS”, Trata-se de um conjunto de bits baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave diferente e incompatível com a do emissor ela não conseguira ter a informação.
A Historia da Criptografia
A criptografia, ao contrário do que muitos pensam, não é um recurso que passou a ser usado recentemente, mas segundo a história, vem se aprimorando desde épocas clássicas, como no uso de hieróglifos, onde era necessário uma interpretação para entender a mensagem, até os dias de hoje.
A criptografia é a arte de cifrar/codificar uma mensagem como mecanismo de segurança. A história da criptografia começa há milhares de anos, com os Hebreus a 600 a.C., por meio de cifras de substituição monoalfabéticas (onde um símbolo do alfabeto é substituído por outro símbolo no alfabeto cifrado), como por exemplo, a cifra Atbash, que consiste na substituição da primeira letra do alfabeto pela última, da segunda pela penúltima, e assim por diante. Com o início das pesquisas sobre criptoanálise por volta de 800 d.C.,o matemático árabe Ibrahim Al-Kadi inventou a técnica de análise de frequência para quebrar esse tipo de cifra. Ele também expôs métodos de cifragem como, por exemplo, a criptoanálise de certas cifragens e a análise estatística de letras e combinações de letras em árabe.
Até o início da primeira guerra mundial, nada de inovador havia sido desenvolvido no campo de criptografia, até que Alexander´s Weekly escreveu um ensaio sobre métodos de criptografia,