trabalho Crack Grupo
O presente trabalho foi elaborado através de um levantamento bibliográfico acerca do tema através de trabalhos realizados e disponíveis no meio digital, a fim de ampliar os conhecimentos da origem, uso e dependência química do crack, conhecendo o real problema dentro da nossa sociedade. Esta droga foi amplamente difundida, pois apresenta elementos favoráveis, tais como ser altamente viciante, efeitos rápidos e intensos, além do baixo custo, estando presente em todas as classes sociais independente de ideologias e religiões. Este problema está mais próximo do que imaginamos, visto que em nosso estado o crack está presente em 118 municípios e em nossa capital, Cuiabá, já existem pelo menos quatro cracolândias. O enfrentamento a ela deve ser considerado um problema de saúde pública e precisa se dar com políticas públicas de prevenção, tratamento e fortalecimento dos laços familiares e sociais, pois, estes são sua origem estrutural, porém, estes investimentos são muito recentes e devido ao avanço acelerado com efeitos devastadores do uso e tráfico de drogas, ainda são insuficientes.
Palavras-chave: Crack. Cuiabá. Saúde Pública
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 O ENFRENTAMENTO AO CRACK 5
3 A DROGA EM MATO GROSSO 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
O crack é o produto derivado da queima da cocaína, contudo seus efeitos são mais intensos. As pedras quando puras apresentam-se de cor branca recebe este nome devido aos estalos que faz quando da queima “crack”. Originou-se em meados da década de 80 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil na década seguinte.
Os usuários de crack têm sua vida controlada por esta droga, eles ficam viciados nela rapidamente, seus efeitos são extremamente intensos, porém rápidos, obrigando assim o seu consumidor a fazer uso, a qualquer preço, outras vezes buscando o prazer sentido na primeira vez, obrigando o agora viciado a praticar até atividades criminais