Trabalho Contitucional Palestras
Foi abordada na palestra a importância do reconhecimento dos Direitos Humanos, não só para defender os marginais, e sim todos os cidadãos, inclusive os agentes de segurança.
Os agentes de segurança são representantes do Estado, e essa função traz notoriedade. E desta notoriedade é que se deriva a necessidade de treinar seus agentes.
Existe um “medo” da população com relação aos agentes, porque a sociedade em sua maioria enxerga estes profissionais como aqueles que só sabem fazer uso da força para impor a ordem. Os fatos históricos contribuem para esta visão deturpada dos cidadãos. Os agentes de segurança se tornam exemplos de conduta e postura, uma vez que a sociedade deposita sua confiança neles, para se sentirem menos inseguros.
A reciclagem destes profissionais contribuem para que eles possam ponderar quando realmente se deve fazer uso da força como um meio de coibir a violência, e também os fazendo ponderar sua real necessidade em algumas situações, podendo assim demonstrar perante a sociedade que sua atuação é de promotor de direitos humanos, e acima de tudo da cidadania.
Palestra – Movimentos Sociais e Direitos Humanos
Hoje a nossa carta magna é uma Constituição Cidadã, que traz os direitos fundamentais da pessoa humana. Ela traz em um de seus artigos que todo o poder emana do povo.
Os movimentos sociais são de suma importância, porque exercermos através deles os nossos direitos de cidadania, demonstrando aos nossos representantes eleitos por nós, que estamos acompanhando a atuação deles, e que algumas decisões tomadas por eles estão refletindo em um descontentamento.
Exercer o direito de manifestação é uma forma de demonstrar o desagrado e a reprovação dos que são reconhecidos pela Constituição “os verdadeiros donos do poder”. Defender interesses em comuns, e acima de tudo respeito pelas pessoas e pelo patrimônio. Uma sociedade justa é a base para a sociedade pacifica. Respeito mútuo é necessário, uma vez que se