Trabalho contabilidade
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS, LETRAS E SAÚDE DE
UBERLÂNDIA
Contabilidade Gerencial
Uberlândia
2011
Problema Desafiante 1.
Diferenças entre contabilidade financeira e gerencial. O controller de uma empresa alamã de ferramentas acreditou que a depreciação do custo histórico era inadequada para atribuir o custo de usar maquinaria dispendiosa para peças e produtos individuais. Cada ano ele estimou o custo de reposição de cada máquina e calculou a depreciação, baseado nesse custo, para ser incluída na taxa de hora/máquina para atribuir as despesas da máquina ás peças nela produzidas. Adicionalmente o controller incluir despesa de juros, baseado em 50% do valor de reposição da máquina, dentro da taxa de hora/ máquina. A taxa de juros era uma média das taxas de títulos governamentais e de empresas seguras, como duração entre três e cinco anos.
Como conseqüência dessas duas decisões (debitando pelo custo de reposição em lugar do custo histórico e imputando um encargo sobre o capital fixo de equipamentos), os valores de custo do produto usados internamente, por gerentes de empresa, eram incompatíveis com os números necessários para avaliação de estoque, para fins de relatórios financeiros e fiscais. O pessoal contábil tinha que executar um processo de reconciliação tedioso, ao termino de cada ano, para retirar os juros e os custos pelo valor de reposição, do custo dos produtos vendidos e dos valores do estoque, antes que eles pudessem preparar as declarações financeiras.
Pede- se: a) Por que o controller introduziria complicações adicionais no sistema de custeio da empresa pela atribuição da depreciação com base nos custos de reposição e nas despesas de juros imputados nas peças e nos produtos da empresa?
R: A sincronização entre a produção do fornecedor e o suprimento baseado nas compras efetivas dos consumidores pode produzir economias enormes em despesas operacionais, de estocagem e de