trabalho cont
A prática desportiva tem se desenvolvido mundialmente de tal maneira que passou a ser reconhecida como uma actividade economicamente viável e profissional, deixando de possuir apenas características amadoras e recreativas. Essa tendência vem sendo observada nas entidades desportivas, principalmente em função do volume financeiro originado de contratos de patrocínio, propagandas, direitos televisivos, venda de atletas. Além disso, há um aumento significativo no número de empresas que passaram a utilizar o desporto para expor a marca, vender e expor seus produtos e fidelizar o consumidor. (Ishikura, et all. 2007)
Além de ter adquirido características mercantilistas, o desporto apresenta outros benefícios à sociedade. Carvalho, Marques e Carvalho (2006) reforçam esta ideia quando afirmam que o desporto é capaz de suplantar abismos políticos e sociais, além de representar uma nova oportunidade de negócio e de investimento.
Os clubes de desportos, antes do aparecimento das Sociedades Anónimas Desportivas (SADs), eram geridos de uma forma “amadora”, acumulando prejuízos sucessivos. O aumento das dívidas dos clubes tanto à Banca como ao Estado, sem que ninguém fosse responsabilizado, vieram a impor a criação desta figura jurídica a SADs, Candeias (2000).
Actualmente, a informação contabilística é essencial para o desenvolvimento e gestão das Empresas, não sendo diferente para os Clubes de desportos. Sendo assim o presente trabalho ira centrar-se no estudo da Contabilidade dentro do cenário de um Clube de Futebol.
2. Conceitos básicos
2.1.Desporto
O Conselho da Europa em 1992 define desporto no âmbito da Carta Europeia do Desporto como: Todas as formas de actividade física, formais ou informais, que visam a melhoria das capacidades físicas e mentais, fomentam as relações sociais, ou visam obter resultados na competição a todos os níveis.
2.1.2. Contabilidade desportiva
É a ciência que tem como objectivo observar, registar e informar os factos