Aula Tema 6 Postar
Qual a importância do registro e documentação das experiências de aprendizagem propostas pelo professor ao trabalhar com as histórias infantis?
O PROFESSOR
O professor não é mero espectador do caminho que a criança vai percorrendo, é o mediador do processo, que oportuniza desafios e conquistas das crianças, considerando cada estágio do desenvolvimento infantil. Para consistência e êxito do trabalho, reconhecemos a importância da leitura, da pesquisa e dos estudos, tendo em vista às constantes transformações no campo educacional. O professor, consciente de sua missão, desafia e problematiza situações de aprendizagem, estimulando, transformando e promovendo o conhecimento.
A AVALIAÇÃO A avaliação, de acordo com a LDB 9394/96 na seção II, art. 31, referente à Educação Infantil que…” far-se-á mediante o acompanhamento registro do seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental, assim sendo, a avaliação e um elemento indissociável do processo educativo. As observaçaões e registros sistemáticos acontecerão diariamente, fazendo anotações em um caderno, onde registra livremente os novos acontecimentos, as conquistas e/ou avanços, suscitados pelas situações de sala. Cada criança ao final do ano letivo terá um portifólio, contendo os trabalhos mais significativos, contemplando o desenvolvimento da representação gráfica, as conquistas a nível lógico-matemático e dos conhecimentos de ciências naturais e sociais; construindo assim uma parte de sua história. Os demais trabalhados construídos em sala e em casa serão entregues bimestralmente aos pais.
- Quais são os momentos em que o professor pode avaliar o trabalho com as histórias infantis?
Avaliação
Apesar do surgimento de inúmeras novas teorias de aprendizagem terem surgido nos últimos anos, ainda faz parte da realidade e prática cotidiana de muitos professores, no que diz respeito à avaliação no âmbito das instituições de educação