trabalho constru ao da politica de saude
O serviço social é fator importantíssimo na efetivação das políticas sociais. Seu trabalho profissional deve estar embasado nas leis e garantia dos direitos previstos nestas. Sua trajetória tem acompanhado as mudanças nas políticas e nas políticas sócias voltadas à população. Veremos nesse as algumas das leis embasadas na Constituição Federal que asseguram a garantia dos direitos humanos, entre eles os direitos sociais da população.
Veremos que leis como o Estatuto do Idoso, o ECA, e a LOAS, são umas das principais orientadoras de políticas sociais que está constantemente presente na vida profissional do assistente social e como o serviço social está comprometido através de seu código de ética com tais políticas e a possibilidade da constante renovação dos paradigmas da profissão.
2. O SERVIÇO SOCIAL NA REPRODUÇÃO DOS DIREITOS GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO DE 1988
A Constituição Federal de 1988, conhecida como “Constituição cidadã” é um marco importantíssimo, pois representa o resultado da luta dos brasileiros pela liberdade de expressão, pelos direitos políticos, pela democracia e por políticas sócias publicas. Esta teve a participação de grande massa da população que tanto necessitava de uma nova diretriz política e social para as suas vidas. A população recém saída de uma um regime ditatorial necessitava de algo assegurasse todos os direitos inerentes à pessoa humana, uma Lei magna que pudesse garantir os direitos previstos na Declaração Universal dos Direitos humanos de 1948 que foram omissos durante a ditadura militar que reprimiu a população brasileira.
Nesse sentido é importante lembra que nossa Constituição é baseada nos direitos universais inerentes à pessoa humana. A Constituição contou com a participação de toda a sociedade através de entidades como sindicatos, associações dentre outros dando prestando sua contribuição ao dar sugestão na elaboração da nossa atual carta magna. Segundo Pacievitch:
“Em relação às Constituições