Trabalho condutores e isolantes completo
1.1. Caracterização dos Materiais Condutores
a) Estrutura Cristalina: Todos os metais possuem estrutura cristalina, ou seja, apresentam uma disposição regular e ordenada dos seus átomos.
b) Brilho Típico: Por isso é chamado de brilho metálico. Os metais possuem elevada capacidade de reflexão a luz.
c) Elevada Condutividade Elétrica e Térmica: Comparados com os não-metais, todos os metais são bons condutores de calor e de corrente elétrica. Além disso, os metais com condutividades elétricas elevadas, como a prata, o cobre e o alumínio, apresentam também condutividades térmicas elevadas. Os não metais e as ligas de metais com os não-metais apresentam, a temperatura ambiente, condutividade elétrica tão baixa que são classificados como isolantes.
d) Opacidade: Os metais mantêm essa propriedade até que sejam reduzidos a lâminas muito finas, com espessura inferior a 0,001 mm.
e) São Geralmente Sólidos: Tomando como referência a temperatura ambiente, todos os metais, com exceção do mercúrio, são sólidos.
f) Capacidade de Deformação e Moldagem: Perante elevação de temperatura e aplicando esforços mecânicos por meio de prensas, laminadoras, etc, os metais são transformados. Por outro lado, os isolantes são rígidos e quebradiços.
g) Encruamento: Metais deformados a frio endurecem e reduzem suas condutividades elétricas. Essa característica e chamada de encruamento, que pode ser eliminado por um recozimento.
h) Transforma-se em Derivados Metálicos: Quando expostos a certos ambientes, perante o oxigênio do ar, transformam-se em óxidos, e esses por sua vez, dissolvidos em ácidos, resultam em sais. Como regra geral, todos os derivados metálicos são menos condutores que os metais de origem.
i) Grande Capacidade de se combinarem: Por esta característica, podem formar ligas metálicas, que tem grande importância nas aplicações elétricas.
A título de informação, há alguns elementos que se apresentam simultaneamente na forma de metal e de não-metal, como o selênio,