Trabalho
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI – CIMATEC
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGICA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
JOSEMEIRE SANTOS
TRABALHO DE TECNOLOGIA E CIENCIAS DOS MATERIAIS
Salvador
2013
JOSEMEIRE SANTOS
MATERIAIS SEMI CONDUTORES
Salvador
2013
INTRODUÇÃO
De uma maneira geral, semicondutores são sólidos nos quais à temperatura de 0 K (zero Kelvin) ou (-273,15 °C) seus elétrons preenchem todos os estados disponíveis na banda de energia mais alta, isto é a banda de valência.
Um fato conhecido na física do estado sólido é que a condutividade elétrica é devida somente aos elétrons em bandas parcialmente cheias. Portanto a condutividade dos semicondutores à temperatura ambiente é causada pela excitação de uns poucos elétrons da banda de valência para a banda de condução. A quantidade de energia necessária para tirar um elétron da banda de valência e 'libertá-lo' na banda de condução é que determina se um sólido será um condutor, semicondutor ou isolante. Para um semicondutor esta energia é em torno de 1 eV (elétron-volt), para isolantes esta energia é dezenas de vezes maior. Nos condutores existem sempre bandas de energia semi preenchidas, portanto não existe uma quantidade mínima de energia necessária para se 'libertar' seus elétrons.
Nos semicondutores a condutividade não é causada apenas pelos elétrons que conseguiram pular para a banda de condução.
SEMICONDUTORES Semicondutores são sólidos geralmente cristalinos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os semicondutores são, quando puros e cristalinos, a temperaturas muito baixas, excelentes isolantes. Ao contrário do comportamento observado nos metais, contudo, a condutividade dos semicondutores puros intrínsecos aumenta significativamente com a temperatura. Usualmente, à temperatura ambiente, exibem ainda baixa