Trabalho comunicação empresarial
Resumo
O papel das pessoas nas organizações é vista de forma restrita pelos modelos tradicionais de gestão, que adotam ações limitadas na busca do pleno potencial dos trabalhadores, porém no mercado atual que se encontra altamente competitivo e em constante mudança a gestão de pessoas é dada como um importante diferencial da organização no mercado buscando o constante desenvolvimento do corpo funcional da organização com o objetivo de alcançar o pleno potencial dos trabalhadores. A gestão de pessoas por competências tem sido adotada por empresas de grande porte em todo mundo, por ser uma gestão que contribui para o reposicionamento estratégico da gestão de pessoas e pelos impactos gerados nas principais atividades relacionadas a ela.
Palavras-chave: Gestão de pessoas; Gestão por competências; Reposicionamento estratégico
1. INTRODUÇÃO
A economia esta em constante mudança. Não existem mais fronteiras para a concorrência e as organizações que mantiverem seus processos cada vez mais flexíveis para atender os clientes cada vez mais exigentes sairão em vantagem neste cenário altamente concorrido. Em contrapartida aos avanços tecnológicos e mercadológicos, a gestão de pessoas é o fator vital para a manutenção da competitividade das organizações.
Existe um desafio da organização em estabelecer uma maior integração entre a gestão de pessoas e as estratégias corporativas, ou melhor, a gestão de pessoas deve estar alinhada a estas estratégias organizacionais para aperfeiçoar a produtividade dos setores a partir da adequação de cada pessoa ao seu perfil de trabalho, evitando desta forma que a organização e colaboradores atuem de forma estática.
Neste atual cenário, em que os atributos profissionais funcionam como um diferencial para a organização faz-se necessária à adoção de um novo direcionamento nos esforços da gestão de pessoas, pois as políticas