Trabalho Comow Law
O tempo da história é um temo que descreve o continuo e inesgotável processo de ocupação dos espaços geográficos por seres vivos, antes mesmo da existência da própria humanidade. A humanidade, entretanto, diferentemente das formas de apropriação e apossamento por outros seres, ocupa os espaços geográficos através de um processo civilizatório.
O espaço geosocial é fundado em relações humanas, familiares, religiosas, culturais, políticas e econômicas. Essas relações, continuas e inesgotáveis, necessitam de diretrizes civilizatórias de ordenação e coordenação, tarefa realizada pelo sistema legal.
Se o tempo da Historia descreve cronológica e evolucionariamente toda e qualquer ocupação de espaços geográficos, mesmo as ocupações antecedentes à humanidade, o tempo do Direito descreve os aspectos da ocupação civilizatória realizada pela humanidade.
Os sistemas jurídicos tem por origem, essência e finalidade uma relação intriseca com a humanidade, analisada sob o ponto de vista das relçaões individuais e coletivas. Não se concebe, no estudo da Historia do Direito, períodos de tempo que não sejam períodos sociais. Escrever sobre um sistema jurídico é procurar decifrar a complexa relação política, religiosa e cultural de um povo e sua alocação nas coordenadas de tempo e espaços sociais.
1 – A pré-história jurídica e antiguidade histórica do direito inglês (5000 ac-1066 ad)
1.1 O direito celta
“Um Direito Impregnado de Religião...”
Em concordância com o pensamento de Gilissen, há uma distinção entre a pré história e a história do Direito que se traduz na capacidade de produção jurídica e julgamentos por povos com e sem o conhecimento da escrita.
Nenhum registro documental existe sobre esse período em virtude desses povos desconhecerem