TRABALHO COM EMPILHADORES MANUAIS
TIPOS DE EMPILHADORES
A mecanização da movimentação de cargas realiza-se, muitas vezes, com recurso a empilhadores, que estão disponíveis no mercado em vários tipos e modelos.
No caso concreto do armazenamento em estiva ou em estantes, costuma utilizar-se o chamado empilhador manual, ao qual nos iremos referir neste curso.
Os empilhadores elevadores, também chamados “touros”, são máquinas que transportam a carga numa área apensa ao veículo, pelo que têm de estar fortemente equilibradas com contrapesos. São muito utilizadas para o transporte e empilhamento de material.
Os porta-paletas manuais facilitam o transporte e a movimentação de materiais, assim como o seu armazenamento ao nível do solo.
Os porta-paletas eléctricos permitem, exclusivamente, proceder à movimentação e ao armazenamento ao nível do solo de materiais e cargas.
A vantagem que têm em relação aos porta-paletas manuais é o facto de eliminarem a necessidade de esforço por parte do trabalhador, uma vez que este não precisa de as puxar.
Os empilhadores retrácteis são empilhadores sem contrapeso, que transportam a carga entre dois braços portadores, e foram especialmente concebidos para o armazenamento de materiais em estantes e com corredores e zonas de passagem estreitas.
Os empilhadores manuais são empilhadores eléctricos, sem contrapeso, que permitem a movimentação de materiais e o seu armazenamento em altura. Este é o tipo de empilhador a que nos referiremos ao longo deste curso.
Utilização de empilhadores manuais
O objectivo deste curso é formar e sensibilizar os trabalhadores para os riscos existentes no trabalho com empilhadores manuais e para a necessidade de fazer uma utilização segura destes equipamentos.
Veremos quais são os riscos mais significativos e quais as medidas de prevenção que devem ser adoptadas.
UTILIZAÇÃO DE EMPILHADORES MANUAIS
•
A máquina: Verificações anteriores à sua utilização
Um empilhador manual deve garantir a segurança e a saúde do