Trabalho circuitos logicos
CIRCUITOS
Memórias
Carlos Rafael Sathler Cabral Eng Eletrica noturno
Universidade Federal de São João Del Rei
Introdução
São dispositivos que armazenam informações codificadas digitalmente que podem representar números, letras, caracteres quaisquer, comandos de operações, endereços ou ainda qualquer outro tipo de dado.
As memórias encontram seu grande emprego no campo da informática, sendo utilizadas principalmente em computadores e periféricos. São também utilizadas principalmente em computadores e periféricos, tais como: projetos específicos e kits.
Elas acessam informações em lugares denominados localidades de memórias. Cada uma das localidades de uma memória possui um conjunto de bits no que nos permite o seu acesso. A esse conjunto de bits damos o nome de endereço. Esse conceito é fácil compreensão, pois como o próprio nome diz, o conjunto de bits representa o endereço da localidade onde está armazenada uma informação.
Armazena dados para endereçamentos, programação e para constituir o conjunto de programas internos para funcionalidade do próprio sistema.
Outro tipo de aplicação consiste em utilizá-las para executarem quaisquer funções de circuitos combinacionais, e ainda, com o auxílio de contadores comuns e conversores, gerarem formas de onda de diversas maneiras de modo mais simples.
Classificação Das Memórias
Podemos classificar as memórias segundo várias características, sendo as principais:
1. Acesso ou “tempo de acesso”: A informação é acessada através de endereços, que são um conjunto de bits associados às posições de memória. O tempo de acesso de uma memória é o tempo necessário desde a entrada de um endereço até o momento em que a informação apareça na saída. No caso de memórias de leitura/escrita, também é o tempo para a informação ser gravada. É possível ter acesso a uma dada posição de memória de duas maneiras diferentes:
Acesso seqüencial – É