Trabalho cientifico
1. Tema
1.1 - Contabilidade Ambiental
2. Problema
2.1 - Como reverter os danos que as entidades tem provocado ao meio ambiente?
3. Objetivos
3.1 – Avaliar o crescimento econômico das entidades com a preservação ambiental.
3.2 – Analisar a utilização dos elementos naturais na produção de bens e serviços.
4. Hipótese
4.1 - Evitar o uso irresponsável dos elementos naturais, dar ênfase a ações preventivas para evitar e ou prever acidentes ambientais garantindo a melhor preservação do meio ambiente.
5. Justificativa
5.1 - As empresas têm contribuído de forma significativa nos danos ao meio ambiente com a utilização irresponsável dos elementos naturais, e o que temos como resultado é a escassez e a degradação da natureza. A contabilidade por sua vez tende a gerar informações sobre a regulamentação de políticas ambientais para melhorar os danos gerando um ciclo saudável de lucros sustentáveis a médio e longo prazo. Por isso precisamos da Contabilidade Ambiental que nos permite economicamente e socialmente reduzir o nível de agressão a natureza mostrando a eficácia e viabilidade das ações de prevenções ambientais.
6. Referencial Teórico
1ª citação
Segundo Wernke (2000, p. 44), defender o meio ambiente deixou de ser apenas assunto de ecologistas e passou a ter grande influência nas estratégias empresariais. Por isso, algumas empresas estão procurando mudar a filosofia de satisfação das necessidades do consumidor, visando à uma qualidade melhor de vida para a sociedade, tentando, para tanto, solucionar problemas ambientais. O autor ainda salienta que: “Quando se pensa em qualidade de meio ambiente, deve-se levar em consideração pontos como a proteção dos consumidores e o desenvolvimento sustentável. Com vista a assegurar a sustentabilidade, as empresas buscam implementar mecanismos de gestão ambiental.”
2ª citação
Para Herckert (2005), o contador é um elemento chave para a ligação entre a empresa e o meio ambiente. Cabe a ele,