Depressão na adolescência
RESUMO
Atualmente, a depressão em adolescentes é considerada comum, porém frequentemente não é reconhecida, representando assim, um grave problema de saúde pública. São defendidos que os sintomas básicos de um episódio depressivo maior são os mesmos em adultos e adolescentes, entretanto, pesquisadores destacam a importância do processo de maturação e apresentação dos sintomas da depressão, com características específicas de cada fase do desenvolvimento. Este artigo visa apresentar características clínicas da depressão na adolescência com o objetivo de contribuir e esclarecer esta grave patologia, ainda pouco reconhecida, porém comum.
Palavras-chave: depressão; adolescência; características clínicas.
¹Graduanda do 9° período de Psicologia na Universidade Salgado de Oliveira E-mail: hosanavc@gmail.com
INTRODUÇÃO
A depressão na adolescência vem preocupando psicólogos, pediatras e psiquiatras ao longo dos anos, visto que esse quadro está aumentando cada vez mais. O quadro depressivo em adolescente não afeta somente a ele, mas também seus amigos e familiares, ao passo que é de suma importância que se tenha um cuidado especial com esse sujeito, pois o risco de suicídio pode ser um fator preditivo na depressão.
Sintomas como tristeza, choro, perda de peso é até casos de mortes ocorrem em quadros depressivos, assim como retraimento social, fobias, transtornos alimentares, agressão. Entretanto, muitos comportamentos são aceitos como normais nessa fase da vida, porém se forem frequentes, há de se considerar uma atenção especial e a presença de um profissional para diagnosticar o