Trabalho Cient Fico Cr Nica
No nosso dia a dia, é comum vivenciarmos situações que, para nós são banais, que passam despercebidas aos nossos olhos. Porém, aos olhos de um cronista estes simples fatos se tornam inspiração para a elaboração de textos que são denominados crônicas. Estas, são narrações de ordem cronológica, onde são escritas de forma livre e pessoal. São publicados nos meios de comunicação como: revistas, jornais, blogs (onde os mesmos possuem um espaço reservado para a publicação deste gênero literário), livros, entre outros.
História da crônica: Crônica em sua origem está associada ao vocábulo “khrónos” (grego) ou “chronos” (latin), que significa “tempo”. Para os antigos romanos a palavra “chronica” designava o gênero que fazia o registro de acontecimentos históricos, verídicos, na ordem em que aconteciam, sem pretender se aprofundar neles ou interpretá-los. Com esse sentido ela foi usada nos países europeus.
A crônica contemporânea brasileira, também voltada para o registro jornalístico do cotidiano, surgiu por volta do século XIX, com a expansão dos jornais o país. Nessa época, importantes escritores, como José de Alencar e Machado de Assis, começam a usar as crônicas para registrar de modo ora mais literário, ora mais jornalístico, os fatos corriqueiros de seu tempo. É interessante observar que as primeiras crônicas brasileiras são dirigidas às mulheres e publicadas como folhetins, em geral na parte inferior da página de um jornal.
O que é uma crônica:
Crônica é uma narrativa histórica que expõe os fatos seguindo uma ordem cronológica. Nos jornais e revistas, a crônica é uma narração curta escrita pelo mesmo autor e publicada em uma seção habitual do periódico, na qual são relatados fatos do cotidiano e outros assuntos relacionados a arte, esporte, ciência etc.
A Crônica é um gênero de texto tão flexível que pode usar a máscara de outros gêneros, como o conto, a dissertação, a memória, o ensaio ou a poesia, sem se confundir com nenhum