Trabalho ciencia
O solo é constituído por elementos minerais e gasosos, como: argila, silte, pedras e os nutrientes. Além da água e do ar que ocupam os espaços vazios localizados abaixo da superfície denominados poros.
O solo é também um sistema vivo, pois contém em si uma imensa quantidade de formas de vida: vírus, bactérias, fungos, protozoários, etc. Isto sem considerar o imenso volume ocupado pelas raízes das plantas.
TIPOS DE SOLO
Solo Argiloso
Possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café.
Solo Arenoso
Possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil. É permeável à água.
Solo Humoso
Presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).
Solo Calcário
É um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.
A existência de vegetação também protege os solos da ação erosiva dos ventos.
A conservação das florestas e da vegetação ajuda a proteger os solos e a manter os cursos d’água.
O homem tem criado técnicas, equipamentos e produtos químicos para aumentar a produtividade dos solos. Muitas vezes não se preocupa com os danos que isso pode causar.
Por outro lado, os desmatamentos, as queimadas, o esgoto e a poluição em geral também têm agredido a terra.
Sabemos que tudo isso deve ser evitado. O importante é pensarmos em como ajudar.
O solo é o