trabalho cidade do sol
Começa com a vida de Mariam, uma harami, o que significa "bastarda". Mariam é filha de um homem casado com uma empregada, e vive com a mãe em uma cabana isolada da cidade.
A segunda parte conta a vida de Laila, terceira filha de um casal que mora em Cabul. Laila nasce no início da guerra, não chega a conhecer os irmãos, que estão em combate, e cresce na companhia de Tariq, que perdeu uma das pernas ao pisar em uma mina.
A vida dessas duas mulheres se cruzam na terceira parte do livro através de um mesmo marido, Rashid, e o drama se desenrola num cenário de guerras, violência, fome e sofrimento.
Mariam veio ao mundo como uma erva daninha, tão indesejável que cresceu com a naturalidade de sua condição, amada pelo seu pai, mas seu orgulho e sua honra perante as suas esposas e sua condição social estavam em jogo, e pra evitar mais problemas resolveu esconder a sua filha Harani em um casebre sem estrutura, no meio de uma ilha, cuidava do seu sustento e lhe dava carinho e amor, lhe visitava sempre, contava histórias, ensinou-a a desenhar um elefante utilizando um traço só, tentava mascarar a realidade da qual ela fazia parte. Mariam chegava a prender a respiração para que aqueles momentos maravilhosos que passava ao lado de seu pai durassem mais. No entanto um dia a verdade veio à tona e ela se deparou com a sua condição de indesejável Harani, perdeu a mãe, seu pai não foi Homem o suficiente pra enfrentar as esposas e acolher a sua filha junto de sua vida. Casou-a com um homem inescrupuloso e apartir do momento passou a ser tratada como um homem muçulmano trata a sua esposa.
No entanto, a vida de Mariam muda após o surgimento da segunda esposa de Radish, Lailah, uma doce e linda jovem 19 anos mais jovem que tinha uma criação moderna e acreditava na valorização das mulheres através do estudo, pois seu pai acreditava nisso, e a criou dessa maneira.
Mariam com sua humildade, com seu viver agradecido por