Trabalho Ciclo da água e do carbono
Curso/ turma: Técnico em Meio Ambiente “B”
Matéria: Química Ambiental
CICLO DA ÁGUA
E DO CARBONO
Brasília, 12 de Junho de 2014
Introdução
Que a água é essencial para a vida na Terra todos nós já sabemos, mas será que todos nós sabemos como ela se renova a cada dia? O carbono é o elemento químico mais essencial aos seres vivos. Você já se perguntou como seria o ciclo de renovação do carbono? Pois bem, neste trabalho irei falar um pouco mais sobre como esses fantásticos ciclos da água e do carbono acontecem na natureza.
Desenvolvimento
CICLO DA ÁGUA Existem dois tipos de ciclos que a água pode seguir:
Ciclo curto e ciclo longo. No ciclo curto, a ação dos ventos e o Sol que aquece as águas dos oceanos, lagos, rios e mares, levam a água ao processo de evaporação. O vapor de água, por ser mais leve que o ar e sobe na atmosfera formando nuvens. Quando as nuvens são atingidas por temperaturas mais baixas, o vapor de água se condensa e se transforma em gotículas que se precipitam de volta à superfície em forma de chuva. Em regiões de temperatura mais baixa, essas gotículas congelam em contato com a atmosfera e se transformam em flocos de neve, então caindo de volta aos oceanos. Já no ciclo longo, a chuva ao se precipitar, será retida no solo, que será utilizada por plantas em sua fotossíntese, e ao transpirar, as plantas liberam esse “suor” que é evaporado novamente com a ação dos raios solares sobre elas. Outra destinação da água é para consumo humano e animal, em alimentos ricos em água, ou até mesmo na própria água potável. Ao transpirar, os seres vivos então a perdem para o ambiente, assim retornando a água para a atmosfera dando início a um novo ciclo.
CICLO DO CARBONO O início do ciclo é definido pelas plantas quando, por meio da fotossíntese, elas utilizam CO2 (gás carbônico) e o vapor d’água para sintetizar compostos, como ceras, carboidratos, proteínas.