AS CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS NOS CICLO DA ÁGUA E DO CARBONO DEVIDO AS AÇOES HUMANAS
Introdução
A água utilizada pelo homem nem sempre é devolvida em condições adequadas. Além disso, a atividade humana também interfere no ciclo da água, principalmente nas cidades, com o desmatamento e a impermeabilização desordenada do solo, para a construção de ruas e habitações.
O Homem interfere no processo natural do ciclo hidrológico, onde acarreta diversos problemas, como por exemplo, inundações em algumas regiões e estiagem em outras. O simples fato de poluir os solos (através da má instalação de lixões, aterros sanitários e uso de agrotóxicos nas lavouras), os rios (despejo de esgotos domésticos e industriais nas fontes de água superficiais) e a emissão de poluentes na atmosfera (dispersão de gás carbônico por automóveis e indústrias), vai contribuir para a alteração do ciclo natural.
O ciclo de carbono é um dos vários ciclos biogeoquímicos pelos quais os muitos compostos necessários para a vida, tais como água, nitrogênio, enxofre, carbono e fósforo são reciclados de forma contínua através de processos metabólicos, geológicos e meteorológicos. O carbono é encontrado na atmosfera sob a forma de dióxido de carbono e é dissolvido nos oceanos, como o carbono orgânico em organismos vivos e como parte de sedimentos minerais, como o carbonato de cálcio. Normalmente, os movimentos de carbono entre estes diferentes reservatórios se equilibram de modo que a quantidade de carbono em cada um é relativamente constante ou alterações se constatam apenas ao longo de milênios. Desde a revolução industrial, no entanto, os seres humanos têm queimado combustíveis fósseis liberando enormes quantidades de carbono na atmosfera, o que pode ter fortes impactos no clima e nos ecossistemas.
Este trabalho busca mostrar as causas e as consequências causadas devido às ações humanas para a sociedade e conclusões para uma melhoria da sociedade.
1
Como funciona o ciclo