Ciclos Biogeoquímicos
CIÊNCIAS AGRONÔMICAS E AMBIENTAIS
CESNORS – CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE
ENGENHARIA AMBIENTAL
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA AMBIENTAL
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
TRABALHO DE PESQUISA
Tatiane Cristina Kuyven
Frederico Westphalen
Setembro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 DELIMITAÇÃO DO PROJETO 4
1.1 Tema 4
1.2 Objetivos 4
1.3 Justificativa 4
2 DESCRIÇÃO DA METODOLOGIA 5
2.1 Delineamento de Pesquisa 5
3 CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 6
3.1 Ciclo do Carbono 6
3.2 Ciclo do Nitrogênio 7
3.3 Ciclo do Fósforo 9
3.4 Ciclo do Enxofre 10
3.5 Ciclo da Água 10
4 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 13
INTRODUÇÃO
Os cursos de graduação atuais de Engenharia Ambiental envolvem, logo no primeiro semestre, uma introdução ao mundo da Engenharia, com enfoque na área a ser concluída pelo curso. Através disso, descobre-se um pouco mais sobre o que está incluso no plano de ensino e quais os assuntos de conhecimento fundamental que são necessários na área escolhida. O Programa de Disciplina disponibilizado pela UFSM diz que, o objetivo ao término do semestre é que o aluno seja capaz de:
Conhecer as áreas de formação e de atuação do Engenheiro Ambiental. Conhecer o perfil do profissional de Engenharia Ambiental, quais as atribuições a ele delegadas e as possibilidades de atuação em diversas áreas. Identificar, ler, analisar, pesquisar, compreender, questionar e se posicionar sobre os diferentes aspectos que envolvem as questões ambientais. Ter uma atitude responsável e ética na atuação profissional em relação ao meio ambiente através do desenvolvimento da consciência ecológica.
Diante disso, torna-se necessário estudar diversos assuntos relacionados à matéria. Por conta dessa necessidade foram estabelecidos padrões de avaliação, que incluem provas e