Trabalho Carrinho Pressao De Ar
Projetar e construir um carro com propulsão a jato de ar, que permita o transporte de massa padrão de 2,0 kg, por uma pista de 2 metros de largura, com 15 metros de comprimento em linha reta ( mínimo 5 metros).
2. INTRODUÇÃO
Um motor a reação, também conhecido como motor a jato ou ainda apenas como reator , é um motor que expele um jato rápido de algum fluido para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton. Esta ampla definição de motor a jato inclui turbojatos, turbofans, foguetes e estatorreatores. Em geral, o termo refere-se a uma turbina a gás que expele um jato em alta velocidade, gerando empuxo e, com isto, gerando força propulsora para diversos usos.
Propulsão é o processo de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo em relação a um dado sistema de referência. Este processo pode ser realizado por vários meios, usando-se fontes de energia diversas, por exemplo, a energia das ligações químicas moleculares, a energia elétrica armazenada em baterias ou proveniente de painéis solares, a energia nuclear de reações de fissão nuclear e a energia do decaimento de radioisótopos. Um corpo pode ser acelerado através de fontes de energia internas, isto é, transportadas junto com ele, como é o caso de combustíveis armazenados em tanques, ou por fontes externas, como é o caso da pressão de radiação solar. Os meios de propulsão são utilizados para mover aviões, veículos espaciais, automóveis, trens, navios, submarinos, etc.
O princípio da propulsão baseia-se na terceira lei de Newton, a lei da ação e reação, que diz que "a toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários".
3. ETAPAS DE CONSTRUÇÃO DO PROJETO
3.1 NORMAS DE CONSTRUÇÃO
O protótipo do carro com propulsão a jato de ar a ser construído, deverá contemplar os itens descritos a seguir:
Chassi – material de livre escolha.
Rodas – material de livre escolha (mínimo de 3 rodas).
1 Válvula de controle de fluxo de ar