Trabalho Caravela
DESCOBRIMENTOS
Embarcações usadas na era dos descobrimentos
DISCIPLINA: ARQUITETURA NAVAL
PROFESSOR: LUIZ EDUARDO BUENO MINIOLI
ALUNA: Maria Eduarda Felippe Chame
09/05/2013
1. OBJETIVOS
O presente trabalho tem como objetivo analisar a evolução das embarcações empregadas na
Era dos Descobrimentos. O estudo é feito entre os séculos XVI a XVIII e considera os fatos históricos que propulsionaram as evoluções na área naval. Desde a expansão dos mares na busca de mercadorias à revolução industrial, que caminha junto com a história das caravelas aos navios a vapor. 2. CONTEXTO HISTÓRICO
Entre os séculos XVI e XVIII, um volume extraordinário de transformações estabeleceu uma nova percepção de mundo, que ainda pulsa em nossos tempos. Encurtar distâncias, desvendar a natureza, lançar em mares nunca antes navegados foram apenas uma das poucas realizações que definem esse período histórico. De fato, as percepções do tempo e do espaço, antes tão extensas e progressivas, ganharam uma sensação mais intensa e volátil.
O processo de formação das monarquias nacionais pode ser um dos mais interessantes exemplos que nos revela tal feição. Nesse curto espaço de quase quatro séculos, os reis europeus assistiram a consumação de seu poder hegemônico, bem como experimentaram as várias revoluções liberais defensoras da divisão do poder político e da ampliação dos meios de intervenção política. Tronos e parlamentos fizeram uma curiosa ciranda em apenas um piscar de olhos.
Além disso, se hoje tanto se fala em tecnologia e globalização, não podemos refutar a ligação intrínseca entre esses dois fenômenos e a Idade Moderna. O advento das Grandes Navegações, além de contribuir para o acúmulo de capitais na Europa, também foi importante para que a dinâmica de um comércio de natureza intercontinental viesse a acontecer. Com isso, as ações econômicas tomadas em um lugar passariam a repercutir em outras parcelas do planeta.
No século XVIII, o espírito