Trabalho Capacitores
Capacitores são dispositivos de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e consequente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras. Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico que é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica. A finalidade básica dos capacitores são apresentar uma capacitância em um circuito, ou seja, armazenar cargas elétricas, e através desse armazenamento ter determinados efeitos sobre um circuito. Os capacitores são utilizados nos mais variados tipos de circuitos elétricos, nas máquinas fotográficas armazenando cargas para o flash, por exemplo. Eles podem ter o formato cilíndrico ou plano, dependendo do circuito ao qual ele está sendo empregado. As principais propriedades elétricas dos capacitores são:
* Não podem circular correntes continuas, pois existe isolamento entre as armaduras de um capacitor, entre os terminais;
* Permitem a circulação de correntes alternadas pelo processo de carga e descarga;
*Dificultam mais a passagem das correntes de frequências mais baixas.
Existem diversos tipos de capacitores, que se diferenciam tanto pela técnica de construção quanto dos materiais. Essas diferenças dotam estes capacitores de propriedades específicas, que os tornam ideais para determinados tipos de aplicação. Os principais tipos de capacitores são:
* Tubulares de papel e óleo - estes capacitores predominavam nos equipamentos valvulados antigos. No entanto, o papel se deteriora e passa a apresentar fugas, levando à necessidade de substituição frequente destes componentes. Nestes capacitores, temos duas tiras de metal (alumínio) e entre elas uma tira de papel (isolante).
* Tipos de papel - utilizava- se uma folha de papel seco e nos tipos a óleo, uma folha impregnada de um óleo com características dielétricas importantes. Pelo fato destes capacitores serem enrolados, as