Trabalho calculo
Disciplina: Materiais de Construção Civil
Prof MsC Allyne Rodrigues Ribeiro Felix
Prof. MsC. Allyne Rodrigues Ribeiro Felix
Outubro 2013
Cimento Portland
Cimento Portland
O cimento Portland é um material pulverulento, constituído de silicatos e aluminatos de cálcio, cálcio praticamente sem cal livre. livre Estes silicatos e aluminatos complexos, ao serem misturados com água, hidratam‐se o produzem o endurecimento da massa, oferecendo elevada resistência mecânica. O cimento Portland resulta da moagem de um produto denominado clínquer obtido pelo cozimento até a fusão insipiente (aproximadamente clínquer, 30% de fase líquida) da mistura de calcário e argila convenientemente dosada e homogeneizada, de tal forma que toda a cal se combine com os compostos argilosos, argilosos sem que, que depois do cozimento, cozimento resulte cal livre em quantidade prejudicial.
Após a queima, queima é feita pequena adição de sulfato de cálcio, cálcio de modo que o teor de SO3 não ultrapasse 3%, a fim de regularizar a tempo de início das reações do aglomerante com a água.
Cimento Portland
Cimento Portland
Clínquer:
•Principal item na composição do cimento portland; •Diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação. â i d t i l ó hid t ã
•80% a 95% de calcário, 5% a 20% de argila e pequenas quantidades de minério de ferro.
Gesso:
•Tem função de retardar a pega (início do endurecimento) do cimento
Cimento Portland
Cimento Portland
Escória Siderúrgica:
•Aparência semelhante a areia grossa;
•É um sub‐produto de alto‐fornos
•Tem menor custo em relação ao clínquer
T
l ã lí e é é utilizado também para elevar a durabilidade do cimento, principalmente em ambientes com presença de sulfatos com presença de sulfatos.
Material Pozolânico:
T
Torna os concretos mais impermeáveis t i i á i o que é útil na construção de barragens, por exemplo.
Calcário: