TRABALHO DE CALCULO
Freitas - 1053
Cálculo I
BELÉM- PA
2015
Freitas - 1053
Cálculo I
Trabalho referente à disciplina Cálculo I, apresentado como requisito para obtenção de parte da avaliação do primeiro TVA, realizado pela turma EFOMM-TBD.
Professor: Santos.
BELÉM- PA
2015
Introdução:
O cálculo diferencial e integral é uma das mais importantes ferramentas matemáticas, porém sua história dificilmente é abordada em cursos de graduação. Entretanto, a perspectiva histórica do cálculo é de extrema importância para ligar a teoria matemática e suas aplicações nas ciências e engenharias. Este trabalho irá explicar de forma resumida a história do cálculo diferencial e integral. São abordados alguns dos aspectos mais importantes e os principais responsáveis pelo seu desenvolvimento.
Geômetras gregos É dificil estabelecer a verdadeira origem do Cálculo. Porém antigas questões suscitaram idéias que, sem dúvida, desempenharam um papel importante no seu desenvolvimento, tais como os problemas de quadratura de figuras planas, o cálculo do volume de um silo, delimitação de terrenos para plantio ou envolvendo questões financeiras, envolvendo valores a serem pagos sobre um empréstimo. Em um tablete de argila encontrado na Mesopotânea, datado de 1700 a.C, há um problema envolvendo juros, o que sugere a prática de cobrar juros sobre dinheiro emprestado existe desde o início da história escrita. A idéia de utilizar limites para derivar resultados finitos, vem dos antigos gregos. Arquimedes (287 – 212 a.C), foi um dos primeiros a usar limites para cálcular áreas de formas planas e volumes de formas sólidas, apesar de ele nunca ter usado o termo “limite”. A sua idéia era obter um um círculo e inscrever nele infinitos polígonos regulares, com um número cada vez maior de lados. Este método, cuja descoberta, na verdade é atribuída a Eudoxo, ficou conhecido como Método da Exaustão. Esse