Trabalho bom
REVOLUÇÃO TECNOCIENTÍFICA E ECONOMIA GLOBAL
O processo de industrialização por substituição de importações, utilizado na industrialização brasileira, entrou em contradição com as mudanças estruturais em curso na economia mundial, devido à Revolução Tecnocientífica.
CARACTERÍSTICAS DA NOVA ERA INDUSTRIAL (REVOLUÇÃO TECNOCIENTÍFICA) automatização e a robotização (reduzem a mão-de-obra) utilização menos intensiva de matérias-primas e energia
BALANÇA COMERCIAL
É a medida do comércio exterior de mercadorias (importações X exportações).
Diferença entre o valor das exportações e os das importações.
BALANÇO DE PAGAMENTOS
É a medida de todas as transações com o exterior (fluxo de mercadorias, serviços e fluxos de capitais). É o equilíbrio entre toda entrada e saída de divisas do país ao longo do ano.
Anos 80: relação da crise da dívida externa com a política exportadora
A crise obrigou o país a elevados pagamentos de juros e serviços. A fim de obter saldos comerciais consideráveis, os sucessivos governos desenvolveram políticas de estímulos fiscais e cambiais às exportações e impuseram barreiras alfandegárias com a intenção de manter as importações em níveis reduzidos.
Anos 90: redução das barreiras alfandegárias e estímulo às importações
A economia brasileira internacionalizou-se. O estímulo às importações possibilitou a modernização do parque industrial , via compra de bens de capital e intensificou a concorrência dos bens de consumo produzidos internamente com os importados, a fim de ampliar a eficiência da produção nacional.
Assim, no lugar da política de restrição de importações e da busca de saldos comerciais crescentes, emerge na década de 90 uma aposta em: fluxos crescentes de investimentos estrangeiros no equilíbrio entre as exportações e as importações na maior integração com o mercado mundial
O BRASIL E O MERCADO MUNDIAL