Luta pelos Direitos Civis dos Negros nos EUA
Os Panteras Negras, a luta armada e os direitos civis dos negros nos EUA
Nomes: Gabriel Marques – 11
José Victor – 15
Letícia Gervázio – 20
3º ano – B
Professores: Ricardo (História), João (Geografia), Cinthia (Português) e Jorge (Filosofia).
INTRODUÇÃO
Para entendermos melhor o contexto histórico dos EUA durante a luta dos negros e até o porquê os negros são descriminados, é necessário que procuremos os motivos no passado, para isso faremos um breve resumo da guerra civil que ocorreu no país em meados do século XIX.
A Guerra de Secessão foi um conflito entre o norte e o sul dos EUA. O norte optou por uma economia capitalista e industrializada, o que resultou em um grande crescimento econômico. O poder monetário gerou representação política e disputa por interesses. Já o sul optou pelo modo tradicional de produção, baseado no sistema de plantation, que funciona com o latifúndio, escravismo, monocultura e exportação, ou seja, a região mantinha as características econômicas e sociais da colônia de exploração. Sendo assim, os interesses da burguesia industrial do norte entraram em desacordo com os da aristocracia agrária do sul.
Em 1861, Abraham Lincoln venceu as eleições para presidente, o republicano era contrário à escravidão e 11 dos 24 estados defendiam a escravidão como um elemento do seu meio de produção, com isso, esses estados uniram-se e declararam independência criando um novo país com o nome de Estados Confederados da América.
A região norte tinha interesse em expandir o mercado interno e aplicar barreiras protecionistas para que a industrialização continuasse em constante evolução. O sul defendia um modelo como o do Brasil, com a abertura para as agro-exportações e uma produção baseada no trabalho escravo de negros africanos.
Com o fim da guerra e a vitória do Norte, a escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não