TRABALHO BIOSSEGURAN A 10
620 palavras
3 páginas
1 DESENVOLVIMENTO Os procedimentos de estéticas tanto clientes com profissionais estão em constante exposição aos riscos biológicos, portanto é necessária a adoção de medidas preventivas. A exposição a micro-organismos (bactérias, fungos, vírus, leveduras e parasitas),segundo a NR 32 e o contato do profissional com agentes biológicos durante a sua rotina de trabalho, a transmissão desses agentes pode ocorrer de maneira direta ou indireta, sendo maneira direta que entra em contato físico com o transmissor e receptor por via cutânea ou secreções, já a maneira indireta, e através de instrumentos contaminados ou pela infecção cruzada (transferência de micro- organismos de uma pessoa ou objeto para outra). O esteticista está em constante exposição a materiais biológicos, ficando em contato direto com a pele não íntegra, material purulento e até mesmo sangue. Por força disso, as doenças que podem ser facilmente contraídas no centro de estética são a síndrome da imunodeficiência adquirida (HIV-AIDS), hepatite B (HBV), hepatite C, herpes, micoses bem como a proliferação da bactéria Propionibacterium acnes. Para a minimização dos riscos biológicos o emprego dos equipamentos de Proteção Individual (EPI`s), é de fundamental importância para o profissional da estética. Os principais equipamentos de EPI`s são:
Luvas descartáveis: Promove uma barreira mecânica para as mãos do profissional e para pele do cliente. Devem ser usadas houver risco do profissional se contaminar ou entrar em contato com sangue, secreções, mucosas, tecidas e lesões sobre a pele.
Máscara facial: Usa-se quando houver risco de respingo em mucosa oral e nasal, protegendo as vias aéreas superiores de micro-organismos contidos nas partículas de aerossóis, quando há um acesso tosse, espirro ou fala.
Touca: Previne contaminação dos cabelos, através de secreções que possam espirrar, além de evitar que microrganismos possam