Trabalho Biologia
A VIAGEM DE DARWIN
Alunos: Bruno, Kelvin, Marcos, Leandro, Thiago, Gabriel, Hyago e Lorrayne.
Série: 3ºM2
CARIACICA
01/04/15
INTRODUÇÃO
A Viagem do Beagle é o título comumente dado ao livro escrito por Charles Darwin publicado em 1839 como Diário e Anotações, o que trouxe a ele considerável fama e respeito. O título se refere à segunda expedição de levantamento topográfico do navio HMS Beagle (Her/His Majesty's Ship em português: Navio de Sua Majestade) que zarpou em 27 de dezembro de 1831 sob o comando do capitão Robert FitzRoy.
Embora a expedição tenha sido originalmente planejada para durar dois anos, ela durou quase cinco anos. Darwin gastou a maior parte do seu tempo explorando em terra (três anos e três meses em terra; 18 meses no mar).
O livro, conhecido como Diário de Pesquisas de Darwin é um relato das memórias da viagem e também um detalhado diário científico de campo cobrindo áreas da biologia, geologia, e antropologia e que demonstra o grande poder observacional de Darwin, escrito em um período onde os europeus ocidentais ainda estavam descobrindo e explorando muito do resto do mundo. Embora Darwin tenha revisitado alguns lugares durante a expedição, para um melhor entendimento, os capítulos do livro estão ordenados por referências a lugares e locações ao invés de uma organização cronológica. Embora com compreensão tardia, Darwin iria posteriormente utilizar várias das ideias que são indicadas no livro para o desenvolvimento da Teoria da Evolução.
OBJETIVO DA VIAGEM
O principal propósito da expedição foi o levantamento cartográfico das costas da parte sulista da América do Sul como uma continuação do trabalho de levantamentos anteriores, produzindo gráficos para guerras navais e comércio, desenhos de colinas da perspectiva do mar, com medidas de suas alturas. Em particular, a longitude do Rio de Janeiro que havia formado pontos de discordância entre levantamentos anteriores devido a