Trabalho Biologia
Embriologia é a parte da Biologia que estuda a formação, o desenvolvimento e as alterações que podem aconter aos embriões, desde a sua formação até o seu nascimento, no interior do organismo materno. Esse período abrange diversas mudanças que o organismo sofre, que é o cenário de evolução embrionária que segue até o momento do nascimento
2. A IMPORTÂNCIA DA EMBRIOLOGIA
“A embriologia envolve quatro principais objetivos, entre eles a integração do desenvolvimento pré-natal com estudos e ciências diversas que possam ajudar a entender os eventos da embriologia, além de otimizar o uso dos conhecimentos para minimizar os riscos que ocorrem durante a gestação; desenvolver e aplicar os conhecimentos obtidos com relação ao início da vida humana e cada uma das mudanças que ocasionam aos fetos no período de gestação; auxiliar o entendimento, por meio do estudos e pesquisas, das razões pelas quais ocorrem as anomalias na formação do feto; e a análise da anatomia fetal, que permite o esclarecimento e a explicação à respeito de como se dá o desenvolvimento das estruturas normais e anormais.
O estudo é importante, pois as anomalias que ocorrem no período de desenvolvimento do embrião, são responsáveis pela maioria das mortes durante o primeiro ano de vida, e a embriologia torna possível a prevenção de uma boa parte delas.” (Natália Petrin, Embriologia humana.)
3. O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO
Após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, é formado o zigoto, que passará por sucessivas etapas de divisões mitóticas, quando as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo., e diferenciação celular, até se formar um indivíduo. Esses eventos são denominados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.
3.1 Segmentação
Nesta fase, ocorrem diversas divisões denominadas clivagens, dando origem a blastômeros. Tais eventos podem ocorrer em todo o zigoto, ou não, sendo