TRABALHO BIOLOGIA
Nome: Rafael de Araújo Rosa
Numero: 28
Série: 1°F
Relações harmônicas
São relações entre indivíduos de espécies diferentes, sendo que ninguém sofre prejuízo. Como exemplos de relações harmônicas interespecíficas cita-se o comensalismo, o inquilinismo, omutualismo e a protocooperação.
Relações desarmônicas intraespecíficas
São relações entre indivíduos de mesma espécie nas quais ao menos um deles é prejudicado. Como exemplos de relações desarmônicas intraespecíficas podem citar o canibalismo e acompetição.
Mutualismo
O mutualismo é um tipo de interação harmônica interespecífica, na qual a associação entre os seres proporciona troca de benefícios mútuos em tal nível que a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas. Como exemplo, cita-se um protozoário do gênero Trichonympha que vive no intestino de cupins e degradam a celulose por eles ingerida, enquanto recebem abrigo e alimento. O cupim não conseguiria aproveitar a celulose da madeira que comem não fosse pela presença deste protozoário.
Comensalismo
O comensalismo é o tipo de interação harmônica interespecífica na qual uma das espécies envolvidas obtém vantagem ao se aproveitar de restos alimentares da outra, sem, entretanto, causar prejuízo. O organismo que se alimenta dos restos é chamado comensal e o outro, que provê tais restos, é chamado anfitrião.
Predatismo
O predatismo é uma relação desarmônica interespecífica na qual um ser vivo captura e mata um indivíduo de outra espécie para se alimentar. Todos os carnívoros são animais predadores. Algumas espécies desenvolveram adaptações para se defenderem do predatismo. Confira algumas dessas adaptações:
#mimetismo: espécies que apresentam características, como coloração, textura, forma ou comportamento, que os confundem com um outro grupo de organismos;
#camuflagem: adaptação morfológica pela qual uma espécie procura confundir suas vítimas ou seus agressores revelando cor e/ou forma semelhante ao ambiente;
aposematismo: