RESENHA EDUCA O INCLUSIVA
A importância da construção de uma comunidade inclusiva está relacionada com o respeito à diferença. Somos diferentes uns dos outros, mas a escola nos torna igual. Vários documentos foram criados, mas os direitos ainda não são efetivos, várias barreiras impedem concretização da inclusão. Refletir sobre os fundamentos da educação inclusiva significa analisar o que está nos princípios da educação, e mesmo que sem a consciência, e sem obrigação de trabalhar em sala de aula, está presente e de alguma forma regula o trabalho dos docentes. É fundamental refletir sobre isso, procurar saber e tomar uma posição sobre o que definir as características de um profissional.
Integrar pessoas com necessidades especiais na educação é tema no Brasil e no mundo. A inclusão requer mudança de paradigmas, compreender e aceitar o outro em suas diferenças, abrir horizontes desejar e realizar mudanças profundas nas práticas educacionais, proporcionando um ambiente que favoreça a aprendizagem. É preciso entender que incluir não é simplesmente matricular um aluno em um ambiente escolar e essa atitude ser considerada inclusão. Contudo ele estará inserido, mas para a inclusão acontecer realmente, passa por processos difíceis, dependendo de cada indivíduo que participa da equipe escolar, direta ou indiretamente. A escola precisa modificar suas práticas de exclusão e reconhecer que as pessoas não são de uma categoria, sem discriminações, sem privilegiar determinados alunos.
A concepção é a de que a escola se constitui em um espaço democrático no qual a diversidade seja livre de desigualdade, compreendendo o individuo com suas características únicas, respeitando-o como pessoa que tem suas limitações, mas tem seus pontos fortes. Cabe à escola garantir um processo educativo que corresponde às necessidades educacionais de todos os seus alunos.
A inclusão questiona não apenas políticas e organização da educação, mas também o conceito de integração onde a