PASSOS PARA A INCLUSÃO RESUMO
Curso de Licenciatura em Letras
Coordenadora: Prof.ª. Esp. Célia Coutinho
Professor: Esp. Richard Leão
Aluno: Adinelson Leite da Cruz
Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
Macapá, 06 de Abril de 2014.
Resenha de RAMOS, Rosana. Passos para a Inclusão. 5ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.
A obra “Passos para a Inclusão” tem como objetivo integrar os alunos com deficiências nas escolas regulares de ensino, para contribuir com o desenvolvimento dos mesmos e sua aceitação no ambiente escolar e na sociedade.
Neste sentido, a autora faz uma breve lembrança do histórico dos alunos com deficiência no mundo, pois no ano de 1800, por exemplo, os alunos com limitações física e mental não eram dignos de educação formal nos Estados Unidos. Também direciona sua obra aos professores, para que possa contribuir no trabalho pedagógico, propondo sugestões de como trabalhar o conteúdo em sala de aula.
O exemplar de Ramos (2010) saúda os colegas de trabalho com uma carta, no qual divide sua experiência de vida na educação inclusiva e enfatiza uma delicada questão, a de trabalhar com a nomenclatura ao se referir os alunos, pois cada um é especial com a sua necessidade.
No entanto, propõe algumas práticas indispensáveis para o processo de aprendizado dos alunos com necessidades especiais. O processo é dividido em momentos, um exemplo e um caso. Em um dos mementos, ela relata as diferenças na aprendizagem dos indivíduos, no qual a escola possui somente uma conduta de ensino, e a resposta é a mesma pelos alunos “normais”. Diante disso, dificulta o aprendizado do aluno especial, pois sua resposta é diferente dos demais, o conhecimento tem formas, principalmente para os de limitações.
Vale ressaltar, que a conscientização dos pais, sobretudo ao fato de que aluno especial não irá atrapalhar o aprendizado de seu filho, é um grande preconceito que precisa ser vencido, pois só assim, será um ser humano solidário e respeitador