Trabalho Biologia
Professor Fernandão, Fefo Viroses são doenças provocadas por vírus que, ao contrário de outros seres vivos, não é constituído por célula. É composto por material genético (DNA ou RNA) e proteínas.
Por isso, são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, necessitam infectar uma célula (hospedeira) para que ocorra a replicação viral. São mais conhecidos os vírus que infectam humanos, mas existem vírus que infectam outros seres vivos, inclusive plantas.
Os médicos costumam se referir a viroses como doenças benignas como resfriados ou verrugas, mas o termo obviamente se aplica também a doenças graves como AIDS e até mesmo algumas formas de leucemia.
Mononucleose Infecciosa
A mononucleose infecciosa, febre glandular ou, como mais conhecida, doença do beijo é uma doença causada pelo vírus
EpsteinBarr da família Herpesviridae. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando os linfócitos B (glóbulos brancos), ele é muito sensível às condições ambientais, de maneira que permanece viável por curto intervalo de tempo, o que dificulta sua transmissão se não houver contato muito estreito entre as pessoas. Além da saliva ele pode ser transmitido por transfusão de sangue, e ainda, por via transplacentária, se a gestante adquirir o vírus durante a gravidez e não existe transmissão sexual documentada.
Após infectar um novo hospedeiro, o vírus tem um período de incubação que varia entre 30 a 45 dias, para então apresentar os sintomas. Em crianças mais novas, esse período pode ser menor. No geral, a pessoa com mononucleose está recuperada em poucas semanas. Porém uma pequena proporção de doentes necessita de meses para ficar curada.
Algumas pessoas que foram infectadas com a