trabalho biologia
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis que confirmam a ocorrência da reação e dentre eles, podemos destacar: desprendimento de gás e luz, mudança de coloração e cheiro, formação de precipitados, etc...
Equação Química
A equação química é a forma de se descrever uma reação química. Símbolos e números são utilizados para descrever os nomes e as proporções das diferentes substâncias que entram nestas reações. Os reagentes são mostrados no lado esquerdo da equação e os produtos no lado direito.
Como balancear uma equação química?
Uma equação química deve ser balanceada de acordo com a Lei da Conservação da Matéria. A Lei afirma que a matéria não pode ser criada nem destruída durante a transformação química que ocorre em uma reação química. Então, o total da massa dos reagentes deve ser igual ao total da massa dos produtos numa equação química balanceada.
Em uma equação química balanceada, o número de átomos de cada elemento nos reagentes é igual ao número de átomos de cada elemento dos produtos, uma vez que os átomos não são criados nem destruídos.
Exemplo de uma Equação Química não balanceada:
H2 + O2 H2O
Ora, se você tiver duas vezes H2O, terá então um total de 4 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio. Certo?
Exemplo de uma Equação Química balanceada:
2H2 + O2 2H2O
Devemos lembrar que para ajustar uma equação