Trabalho Biologia
NOME: Anna Carolina Leardine de Lemos nº42
NOME: Larissa Lovato nº24
Turma: 1º G
Professora: Mariana
Sumário
Flora e suas características
Biomas
Fauna e suas características
Bibliografia
Flora e suas características
É bastante curiosa e única no mundo, porque há milhões de anos atrás, quando o continente Australiano se separou da Nova Guiné e da Indonésia, toda a Flora passou por transformações para se adaptar ao novo habitat. A nova posição geográfica da Austrália, tendo derivado para o Sul, afastou a Austrália das Monções e Chuvas Equatoriais que outrora favoreciam o crescimento de florestas tropicais. A nova posição em clima seco e mais frio, sob a influência dos ventos gelados do Oceano Índico, transformou o Oeste da Austrália em um grande deserto, que progressivamente se expandiu para o Leste em direção ao Oceano Pacífico.
Biomas (Vegetação)
As florestas australianas são maioritariamente constituídas por espécies perenes, particularmente arvores e eucaliptos nas regiões mais áridas, acácias os substitui nas regiões mais secas e desertas como espécie mais dominante.
A vegetação que predomina nesse bioma é herbácea,geralmente baixa,com algumas arvores e arbustos espaçados entre si.Nas savanas,ao contrário do que ocorre nas florestas tropicais,uma única espécie de gramínea ou arvore pode dominar a paisagem por grandes áreas.
Fauna e suas características
A fauna da Austrália agrupa uma enorme variedade de animais únicos: 83% dos mamíferos, 89% dos répteis, 90% dos peixes e insetos e 93% dos anfíbios que habitam o continente são endêmicos da Austrália . Este alto nível de endemismo pode ser atribuído ao isolamento do continente, à estabilidade tectônicas aos efeitos de um