trabalho beth
Instituição Chaddad de Ensino S/C.
SERVIÇO SOCIAL
EVELYN DIOGO BRISOLA
LETICIA SANTOS
REGIME MILITAR
AVARÉ- SP
2015
EVELYN DIOGO BRISOLA
LETICIA SANTOS
REGIME MILITAR
Trabalho apresentado à disciplina de Movimentos Sociais e Serviço Social, no curso de serviço social na Faculdade Sudoeste Paulista, para obtenção de nota parcial em relação ao semestre.
Prof.ª Elisabeth Cavini
AVARÉ- SP
2015
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre o regime militar no Brasil, mais concretamente abordando alguns aspectos da época, tais como, qual era a situação do pais nesse contexto.
É objetivo desde trabalho trazer o que aconteceu no Brasil, quando o regime militar se instalou, tanto socialmente, economicamente e juridicamente, dentre outros aspectos, quais eram as musicas, vestimenta, cultura.
A metodologia usada para formação do conteúdo do trabalho foi à pesquisa bibliográfica e na internet.
Lembrando por fim de que não se buscou um esgotamento do assunto, mediante sua extensão histórica e complexidade que requer um estudo mais aprofundado sobre o tema.
O QUE FOI O REGIME MILITAR
É conhecido no Brasil como "Regime Militar" o período que vai de 1964 a 1985, onde o país esteve sob controle das Forças Armadas Nacionais (Exército, Marinha e Aeronáutica). Neste período, os chefes de Estado, ministros e indivíduos instalados nas principais posições do aparelho estatal pertenciam à hierarquia militar, sendo que todos os presidentes do período eram generais do exército. Era denominada "Revolução" em sua época, sendo que os principais mentores do movimento viam o cenário político do início dos anos 60 como corrupto viciado e alheio às verdadeiras necessidades do país naquele momento. Assim, o seu gesto era interpretado como semeador da vida social, econômica e política do país, livrando a nação da ameaça comunista e alinhando-a internacionalmente com os interesses norte-americanos, trazendo de volta a paz e ordem social.