Est gio VIII
A partir dos encaminhamentos obtêm-se o acesso das famílias aos direitos sociais, superando assim a vulnerabilidade social e gerando fortalecimento e proteção aos membros mais vulneráveis. Nos casos mais graves, deve haver um contato prévio com o órgão ou instituição para qual será encaminhado o caso.
8.4.4 Oficina com famílias
As oficinas do TSF apresentam grande potencialidade no que tange atingir os objetivos relacionados ao desenvolvimento das capacidades das famílias e seus membros, provocando uma atividade reflexiva acompanhado de ação. A ação Oficina com Famílias acredita que o humano é um ser relacional, que necessita do diálogo, da participação e da comunicação para concretizar sua existência, produzindo, recriando realizando-se nas relações com o outro. Assim, as oficinas estimulam a socialização e a discussão de projetos de vida, possibilitam a discussão sobre situações vivenciadas pelas famílias e as diferentes formas de lidar com tais situações, propiciam a melhoria da comunicação e formentam a cooperação entre os membros, rompem preconceitos, estereótipos e formas violentas de interação.
As temáticas propostas pelas oficinas estão voltadas para as questões relacionadas à garantia dos direitos sociais básicos, às especifidades do ciclo vital dos membros das famílias, às formas de convívio integracional, entre outros.
Há três ênfases a serem consideradas na realização das Oficinas com Famílias: Reflexão, Convivência e Ação. A ênfase na reflexão tem como foco o desenvolvimento da capacidade das famílias em sistematizar e refletir sobre uma dada questão que diz respeito a experiência vivenciada. A Ênfase na Convivência tem seu foco no sentimento de pertença e identidade, da capacidade de produzir consensos e de negociar conflitos de modo não violento. A Ênfase ma Ação visa desencadear um processo de mudança para o alcance de direitos.
8.5 Procedimentos Técnicos
8.5.1 Avaliação da Situação Familiar – Estudo Social
A